Sessões fotográficas divertidas

O Cantinho da Fotografia

Para quem gosta de resgistar os momentos bons da vida... no conforto do lar, num jardim bonito, na praia preferida, num lugar especial!



Se és tu essa pessoa vai à página do Cantinho da Fotografia e juntos podemos fazer uma sessão gira e divertida!







terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Fez ontem 1 ano...


...que o Rafael foi concebido!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Resultado das análises às alergias

Não sou alérgica a NADA! Como eu sempre nunca fui!

E agora????

No entanto, sinto, que para além de continuar com as comichões e as marcas, estou bem melhor. Já me aguento mais tempo só com meia pastilha e os sintomas são mais leves e menos duradouros! Pode ser q passe, mas ainda assim vou ao médico para ver o q ele diz!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Brinquedos novos

Sony DCR-sr77


Canon 500D


I'm in heaven, principalmente com a minha 500D :)

Eu...

... tenho andado com uma constipação/gripe (não a A, porque não tive febre, além de ter mtos sintomas da dita) enorme! Não tem sido fácil... repete-se o mesmo cenário do ano passado, lembram-se? (já passou 1 ano, como é possível?)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

33

Parabéns a mim :)!

Começou mal o dia com o maridão com uma crise forte de asma, mas felizmente acabou bem:)!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Finalmente um diagnóstico

Urticária! E pelos vistos é Urticária dermográfica!

Pois, ontem lá fui a outro médico, uma vez q o anterior depois de ter visto as minhas analises e me dizer q estava tudo bem, pediu-me para deixar de tomar as pastilhas durante uns dias e lhe ir mostrar as manchas para ver se ele conseguia perceber o q era. Só q sempre q deixava de tomar e estava no auge das crises nunca coincidia com a disponibilidade do médico e lá acabava eu por tomar outra pastilha.

Assim, ontem fui ao centro de saúde na esperança de o meu médico me ver (estava no auge de uma crise) e me aconselhar e até mandar para um alergologista.

Mal me viu, não hesitou e disse que sem qqr duvida era urticária! Que poderia ser provocada por alergia a alguma coisa. Mandou-me tomar o Xyzal 5-6 dias seguidos e depois parar 2 semanas e fazer umas analises especificas.

Eu cheguei a casa e vim para a net ler sobre a urticária e cheguei à brilhante conclusão que o meu tipo de urticáia tem um nome todo fashion e é a Urticária Dermográfica. (Leiam o link para perceberem exactamente o q é). Não deixa de ser uma urticária "gira", lol, até dá para brincar, não fosse o facto de não ter cura e até nos divertíamos um bocadinho, lol... isto sou eu a tentar ser positiva. E se me tivesse aparecido em tempo de escola teria sido mto mais proveitosa... para os copiansos, lol... ai a minha vida!

Acho q ainda não interiorizei que não tem cura e q aparece sem um motivo especifico e q provavelmente me vou sujeitar a minha vida toda a pastilhas antihistaminicas...:((((!

Dá papara perceber como o meu corpo fica qd me coço??????? E hoje já estou com pastilha, por isso foi só mesmo de pressionar com o dedo, nem sequer tenho comichão, mas é assim q fico marcada mesmo sem comichão!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Então ontem eu fiz...

Ilidia, amiga, tu conheces-me bem :)!

Pois é, fiz a árvore de Natal :)

Fotos aqui e aqui :)!

domingo, 1 de novembro de 2009

Alguém adivinha...

... o q eu estive a fazer hoje?

(quem me conhece não terá dificuldade em adivinhar)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Resultado das análises

Normalíssimas.

Apenas alteração nos Linfócitos em que o valor de referência é entre 20-40 e eu tenho 44.6, nada de mais, na Gama Globulina em q o valor de referência è 9.2-18.2 e eu tenho 19.3 e no sedimento urinário os Leucócitos deveria ser <20 e eu tenho 23.9.

Ou seja pequenas alterações que não me parecem relevantes.

Hoje o meu pai foi ao nosso médico de família e eu pedi-lhe para levar as análises e explicar o q se estav a passar comigo, uma vez que ainda não falei com o médico q me mandou fazer as análises. O médico disse que estava tudo normal e q os valores alterados não tinham qqr relevância e q até tinha umas análises muitos boas!

Por isso, nt momento não sei se chore ou se ria! Há 2 dias que não tomo Xyzal e estou CHEIA de comichoes (olhos, boca, cabeça, braços, tornozelos, pés e até mesmo nos orgãos genitais). Vou ter mesmo q tomar antes de me deitar.

O médico disse q o mais provavel é ser uma alergia qqr... mas a quê? Cheira-me que vou ter mesmo q ir a um alergologista!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Análises

Fui fazê-las hoje! Os resultados só estão prontos no dia 27 (pode ser q estejam antes, como é habitual). Estou ansiosa para perceber q raio se passa comigo, é q não há maneira de abrandar. Se deixo de tomar Xyzal por um dia no outro estou desesperada...

Entretanto, vou ver se arranjo um tempinho para este blog... gostava de falar de tanta coisa relacionada com o pós parto e claro acabar a entrada abaixo. Vou mesmo tentar arranjar uns minutos "para mim", lol, uma x q ó tenho dado atenção ao blog das minhas crianças, é q agora são 2 e há sempre tanta coisa para contar :)!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A minha consulta

Como eu já esperava sai de lá como entrei, porque aparentemente está tudo bem. Vou continuar com o Xyzal (o q me foi receitado qd fui ao S.João) e um creme hidratante muito bom.

Vou fazer exames ao sangue e depois vamos ver os valores e a partir daí veremos se surge alguma coisa!

O médico tb achou estranho, mas realmente não detectou nada... tensões baixinhas, apalpação normal, observação normal, outros sintomas que me questionou negativos... por isso nt momento está tudo igual. Vou ver se faço as analises na 2ª ou 3ª feira e depois é esperar pelos resultados.

Por um lado queria q estivesse tudo bem, por outro queria que as analises pudessem mostrar alguma alteração para se poder fazer um tratamento concreto!

Estamos assim!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Amanhã...

... vou finalmente ao médico ver o q é q se passa comigo! Acho que venho de lá sem repostas mas sim com exames para fazer, o q eu compreendo, mas q ainda me vai deixar mais ansiosa!

Depois dou noticias!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Preocupada

(antes de mais, amanhã vou ver se termino o post abaixo)

Mas eu estou a ficar preocupada com a minha alergia... pois é, ainda cá está e se não tomar as pastilhas a comichão ataca em força e mesmo tomando as pastilhas volta e meia fico toda empolada mesmo ser ter coçado.

Falamos em alergia, mas desconfio que isto não é alergia nenhuma... eu que nunca foi alérgica a coisa nenhum... amanhã vou tentar falar com um médico que o pediatra dos meus filhos me aconselhou. Hoje na consulta falei com ele, até para saber se não teria problema para o Rafael uma x que o estou a amamentar, ele achou muito estranho e encaminhou-me para esse médico que ele diz ser muito bom com estas tipo de problemas... vamos lá ver e segundo ele, nem esta suposta alergia nem as pastilhas que estou a tomar fazem qqr mal ao Rafael.
Bom, as pastilhas foram-me receitadas no Hospital de S.João e foi-me dito que não tinha qqr problema para a amamentação, ainda assim quis confirmar!

Mas que raio me havia de acontecer!

domingo, 4 de outubro de 2009

Recuperação pós parto

Há que ter em conta vários factores:
-a genética de cada um
-o peso antes de engravidarem
-o peso ganho durante a gravidez
-forma física antes e durante a gravidez

Eu aconselho todas as meninas a levarem uma alimentação saudável durante a gravidez, não usem a gravidez como desculpa para comerem de tudo, isto porque enqt estamos grávidas não notamos muito a gordurinha que vamos acumulando, porque estamos inchadas, porque a barriga cresce, porque as maminhas crescem e porque usamos roupa ou de grávida ou mais larga que acaba por camuflar essa gordurinha. Só depois do bebé nascer é que nos deparamos com a dura realidade da gordura que acumulamos e que não precisávamos de ter acumulado.

Depois, acho que qqr grávida que não tenha uma gravidez de risco deve fazer uma actividade física qqr, logo que devidamente acompanhada por profissionais da área do desporto/fitness com formação e conhecimento para acompanhar grávidas. Para aquelas mamãs que não podem ir ao ginásio por uma qqr razão pode fazer as famosas caminhadas e alguns exercicios que podem fazer em casa, mas antes de fazer o q qr q seja aconselhem-se com qm sabe ou até mm com o vosso médico.

Qd o bebé nascer é fundamental o uso de faixa ou cinta, embora eu prefira faixa, geralmente aperta mais, é mais prática e mais higiénica.

Esta é a minha faixa que usei depois da gravidez da Bruna (cesariana) e agora da do Rafael (parto normal). Comprei na pré natal, já não me lembro qt custou, mas é excelente. Parece q há umas mais próprias para cesariana outras para parto normal, na altura q comprei esta não sabia se iria ser cesariana ou parto normal, mas como me parecia a mais forte foi a q comprei na altura e pelos vistos é pp para cesariana, por isso aconselho a q comprem uma para cesariana até porque nunca sabem como vai ser o vosso parto.

Usem-na assim q poderem (geralmente depois de terem obrado a 1ª vez pós parto) durante 1 mês (não mais do qu isso) e nunca durante a noite.

Qr seja parto normal ou cesariana há um exercício para abdominais que podem começar a fazer quase de imediato que é o vacuum - aqui ficam alguns vídeos:




Outro exercício que tb podem fazer quase logo após o parto (principalmente parto normal) e a "prancha":


... continua...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Visita aos vossos cantinhos

Amanhã vou ver se começo a por a escrita em dia e a leitura tb :)

Desculpem-me!

Selinhos



Que esta mamã linda me ofereceu:)

Babi, muito obrigada pelos selinhos... não sei se os mereço, mas aceito-os de coração!Devolvo-os a ti tb :)! E para todas a meninas que me lêem, que me têm acompanhado fielmente e que deixam sempre uma palavra amiga, obrigada a todas por estarem desse lado :)

Consulta pós parto

Foi há 2 dias!

Estou óptima! A minha médica no fim da consulta disse-me: "é o meu orgulho!" lol

Ao examinar-me disse-me q estava tudo tão bem e "normal" que nem sabia por onde tinha passado o Rafael! O útero tb já está fechadinho, o q segundo ela geralmente só acontece por volta dos 3 meses pós parto. A cicatriz está perfeita e a musculatura pélvica muito forte!

Recomeçar a vida normal ;)!

Actualizando

Vamos levando um dia de cada vez.

Não foi o fim do mundo, é verdade, temos que pensar que podia ter sido muito pior, mas a verdade é q custou ver a nossa casa toda remexida e destruída, saber que há pessoas tão, mas tão más, ver a nossa privacidade invadida por desconhecidos sem escrúpulos, ver os quartos dos nosso meninos revirado de alto a baixo... enfim...!

De qqr maneira, estamos a tratar de tudo com os seguros, nt momento estão a trocar-nos a porta por uma bem mais sólida e forte, ao que parece a maioria das portas de "alta segurança" que por aí andam não o são nada.

Ainda bem que tínhamos seguro do recheio da casa, pois sempre vai dar uma ajuda.

Mas o medo, a insegurança... esses acompanham-nos constantemente... espero que atenuem com o tempo!

sábado, 26 de setembro de 2009

Eu volto já

Desculpem a minha ausência, mas nt 3-4 dias passaram-se coisas que me deitaram abaixo como nunca.

Rapidamente:
4ª feira comecei com uma comichão nas mãos e pés insuportáveis, ia e vinha, horrível.
5ª feira a mesma coisa, comecei a sentir tb noutras partes do corpo, coçava-me toda. descobri que a razão deveria de estar numa barra de proteína que estava fora de prazo há 2 anos e meio. Só resolvi ver a data depois, uma vez que tentei ver o que me poderia estar a causar esta comichão inexplicável. Já tinha comido 1 barra e meia entre 4ª e 5ª
6ª feira... talvez o 2º pior dia da minha vida... de manhã vou ás urgencias de um hospital privado aqui da zona. Confirma-se que é uma reacção alérgica e provavelmente foi mesmo da barra.
Por volta do meio dia a minha recebe uma chamada... a minha casa tinha sido assaltada... bom, o cenário com q nos deparamos foi surreal. A porta de alta segurança estava quase desfeita na parte das fechaduras (estava fechadinha à chave e tudo), não houve divisão que não estivesse revirada de alto a cima, nem os quartos dos meninos escaparam, nem casas de banho. TUDO destruído, tudo remexido.

Levaram:
o portátil do maridão (que nunca o deixa em casa, mas como tínhamos ido de urgência ao hospital deixou-o em casa)
€4120 que o maridão tinha na pasta e que se destinava ao banco e para pagamentos
2 máquinas fotográfica (canon 400D e canon A650)
1 máquina de filmar (com as primeiras horas de vida do Rafael até às ultimas filmagens que tinha feito dele)
Telemóveis (acho q 2)
o ouro todo da Bruna, do Rafael (que ainda era pouco) e ouro que era do papá qd era pequenino (recordações)
um anel que eu tinha acabado mandar fazer com 1 menina e 1 menino. Tinha sido uma prenda de Natal da minha mãe só com uma menina, tinha acabado de chegar da ourivesaria para por o menino.

e o que mais me dói... a minha aliança de casada!!!!!!!! Por causa da maldita alergia tirei-a porque tinha os dedos muito inchados e a aliança não me servia... Para além do óbvio, de tudo o q ela significa para mim, porque posso comprar 1001 iguais que nunca vão ter o mm significado, foi uma aliança MUITO cara (há 5 anos custou mais de €1000 (só a minha, fora a do maridão) - foi oferta dos padrinhos e por isso mesmo, nt momento não posso mandar fazer uma à marca (não era portuguesa).

6ª feira à noite fui ás urgências do S. João porque as comichões estavam a aumentar, e o eu corpo estava a ficar todo empoladinho, até metia impressão. estive no hospital até cerca das 2 horas da manhã, levei 2 injecções e para já as comichões passaram, embora ainda tenha as mãos ligeiramente inchadas. O meu maior medo era ter de parar de amamentar, mas depois de ter tomado as injecções ainda liguei para o pediatra do Rafael - que por volta da 1 da manhã ainda estava no consultório, sorte a minha - e perguntei-lhe se havia problema em amamentar... NÃO... que alivio - "mãezinha pode amamentar à vontade". Eu tb tinha dito isso à enfermeira que me estava a assistir nas urgências, mas quis confirmar!

Tirando isto... as crianças estão muito bem, fizemos tudo para q a Bruna não visse o estado da casa, ela ontem de manhã não tinha ido ao colégio, foi connosco, e qd ligaram nós fomos a voar para casa, mas não a deixamos entrar e de tarde foi para o colégio até cerca das 7 para podermos por a casa mais ou menos habitável, principalmente o quartinho dela, não queríamos q ela encarasse a cena que nós encaramos, mesmo assim estava extremamente nervosa, fartou-se de chorar comigo e tem noção do q aconteceu, mas não viu nada! O Rafael, do alto do seu quase quase 1 mês ignorou por completo a situação, lol!

Por tudo isto... vou respirar ali um bocadinho e já cá volto, prometo não demorar muito, mas etes próximos dias vão ser dias agitados entre polícia e seguros, mas eu volto logo logo!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Rapidamente sobre o meu piercing

(porque os outros temas requerem mais tempo)

Uma menina perguntou-me sobre o piercing... tanto nesta gravidez como da minha filha usei o piercing até entrar no hospital ara ter os meus filhos e só tirei porque é obrigatório!

Até cerca de metade da gravidez usei os meus piercings normais, ou seja, o tamanho normal, depois mudei para um mais comprido que já tinha comprado aqd da gravidez da Bruna e que me serviu até ao fim!

Mal pude coloquei logo os piercings, que tanto num caso como no outro foram cerca de 24 horas depois de os ter tirado!

Não me esqueci deste blog

De todo!!!!

Mas o tempo é pouco e há sempre coisas mais interessantes e giras para escrever nos blogs dos meus amores :)!

De qqr maneira vou ver se ainda hoje escrevo aqui sobre aquilo que já tinha prometido escrever!

Queria tb avisar que não é este blog que vou privatizar mas sim o do Rafael, este vai continuar público!

Até já!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A edpidural

Bom, eu já tive uma cesariana e um parto normal e nos 2 casos levei epidural.
No caso da cesariana teve mesmo q ser e só a tomei mesmo na altura do parto, no nascimento do Rafael, parto normal, levei-a assim que pude:)!

Em primeiro lugar só queria aconselhar a todas as meninas que vão ter bebés para não terem receio de levar a epidural, tem pouquíssimos riscos e realmente ajuda IMENSO naquelas horinhas das contracções.

Depois, e muito importante, não pesquisem como é dada, nem queiram ver que tipo de agulhas utilizam. Digo isto porque na cesariana da Bruna caí na asneira de ver dar um epidural a uma menina q estava na cama ao lado... qd foi a altura de levar a minha, para além de não ter sentido mais do que uma picadela, sabia exactamente o q me estavam a fazer e estava muito nervosa com o processo.

E é como disse, a epidural não custa nada, a única coisa q sentem é uma picada, tipo injecção, que por acaso no caso do Rafael a anestesista me dizia para lhe dizer qd vinha uma contracção e ela aproveitava a dor da contracção para me dar a picada. Não vou dizer que não se sente, sente-se, mas mil vezes a picada da epidural do que uma contracção dolorosa como tive.

Tem q se estar MUITO quietinha, o que na realidade não é nada fácil, principalmente com contracções. No caso da cesariana da Bruna foi bem mais fácil porque não tinha dores nenhumas, mas do Rafael foi mais difícil manter-me quieta e por isso mesmo tive que levar 2 porque a primeira foi mal dada.

Demora um bocadinho a dar, mas só se sente a primeira picada, e tipo um choquezito na perna, depois o resto do processo não se sente, por isso não tenham qqr tipo de problema em optarem pela epidural, pois além de nos tirar as dores torna o parto bem mais bonito, uma vez que "gozamos" cada momento sem dores ou muito poucas!

Mas, mais uma vez, não queiram saber mais nada para lá da picada que já sabem que levam nas costas.

Mais alguma pergunta??? I am here :)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Parto do Rafael - parte 2

Continuação...

Eram, então, 23:30 (mais coisa menos coisa) qd entramos na sala de partos. As minhas pernitas não paravam, eu bem lhes punha as mãos, tentava parar, mas parecia q estava cheia de frio e tremia por todos os lados. por esta altura percebi tb que o meu maridão estava mais calmo, e que pelo menos tentava transmitir-me que o medo e dúvidas que o assolaram qd soubemos q iria ser parto normal já não o atormentavam.

Bom, depois da enfermeira Pimenta me ter verificado que afinal a dilatação estava toda feita, era tempo de começar a verdadeira acção.

Ela explicou-me como é que eu iria fazer. Deitada de barriguinha para cima, ia agarrar nos joelhos com as pernocas abertas, iria levantar a cabeça como se quisesse espreitar para ver o nascimento e na altura da contracção iria fazer toda a força do mundo como se estivesse a fazer... cocó, ah pois, foi isso mesmo que ela disse.

Foi por esta altura que me vieram dar um reforço da epidural e começamos a treinar... a treinar porque mesmo com a dilatação feita e com as contracções certinhas o meu príncipe ainda não estava encaixado.

Entretanto, ela mandou-me virar de lado (esquerdo) mandou-me agarrar na perna direita e fazer força, isto para ajudar o Rafael encaixar... processo que foi bastante rápido.

Lá me voltei eu a virar de barriga para cima, ela pôs aqueles suportes para pousarmos as pernas e finalmente estava na hora de trazer este rapazinho ao mundo.

As palavras da enfermeira acalmaram-me muito, pois ela dizia que eu tinha tudo para ter um parto fácil e rápido. Depois tinha o meu co-piloto sempre ali do meu lado, com um entusiasmo contagiante, que fazia rir toda a gente. Como eu estava sob o efeito da epidural, não tinha muito bem a noção de qd vinham as contracções, então dizia para o meu co-piloto: "acho que vem agora uma!" ele olhava para o monitor das contracções, via que o valor estava a subir e com todo o entusiasmo dizia-me em alto e bom som: "é agora Inês, puxa, faz força, muita força, a contracção está no máximo, vamos lá... boa, força...!" Demais! E ía espreitar para ver como estava, e dizia-me, "está quase, está mesmo à entradinha!". A enfermeira disse-lhe para tocar na cabecinha do bebé que ainda estava dentro de mim, ele muito feliz e entusiasmado tocou... ADOROU. Depois a enfermeira disse-me para eu esticar a mão e tocar para ver como estava quase.

E lá continuamos nós no nosso trabalho de parto :)! havia um enfermeiro, tb super divertido, que se tinha juntado a nós e que juntamente com a enfermeira Pimenta diziam que ía contratar o maridão para ajudar as outras mamãs, tal era o papel e a ajuda que ele estava a desempenhar!

Dia 27 de Agosto de 2009:
Só sei que por volta da 00:05 mais ou menos, qd eu puxava já se via mais do que só a cabecinha e o meu co-piloto espreitava e dizia-me, com o ar mais ternurento e mais feliz do mundo: "lindo, lindo, é lindo Inês, vamos lá, só mais um bocadinho, força" e voltava "isto é demais, que lindo..."

Até que por volta da 00:10 e com toda a força do mundo o meu menino deslizou de dentro de mim e deu o seu primeiro chorinho, muito doce por sinal, eu chorei muito mais do q ela, lol! O meu co-piloto estava nas nuvens, só me dava beijinhos e me dizia q era lindo e q estava tudo bem, aliás essa foi a primeira pergunta que fiz à enfermeira mal ele saiu: "está tudo bem com o bebé?" "está tudo muito bem!".
A enfermeira entregou a tesoura ao papá e ele cortou o cordão umbilical:) Mais um momento inesquecível para o meu maridão.
Depois, logo de seguida deram-me o meu Rafael, todo sujinho, mas lindo demais e eu beijei-o e olhei-o bem e ele tb olhava... um momento único.
Depois pegaram nele para aspirá-lo, limpá-lo e pesá-lo e nós ali a babar o nosso príncipe, eu já nem dei conta da expulsão da placenta, que diga-se de passagem foi feita com tanta calma por parte da enfermeira pimenta q eu simplesmente não senti nada.

O papá andava para trás e para a frente entre telefonemas a anunciar "já nasceu!" e a tirar tantas fotos qt podia, qr com tlm como com a máquina :)! Aliás filmou mesmo a primeira mamada do Rafael :)!

Depois de vestirem o meu menino trouxeram-no para a minha beira onde lhe dei a primeira mamada ( e que bem que o príncipe pegou na maminha... ele bem que praticava dentro da barriga) e estive ali a contemplá-lo enqt a enfermeira Pimenta acabava todo o processo com 5 pontos que tive que levar porque o meu rapaz ao nascer rasgou um bocadinho o períneo, mas nada de mais.

Depois, por volta das 2 da manhã ainda tive direito a um chazinho com bolachas enqt o papá andava todo babado com o seu menino ao colo. Ele só me dizia: "correu tudo tão bem, adorei, adorei tudo!". Estávamos mesmo muito muito muito felizes os 2... acho que posso dizer os 3 :)!

E foi assim que tudo se passou. Num próximo post falarei da recuperação pós parto (dicas para ajudar a voltar ao sitio - se tiverem perguntas façam favor), das diferenças entre uma cesariana e um parto normal e tudo o mais que me ocorrer. Se alguém quiser colocar alguma questão... estou aqui :).

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O parto do Rafael - parte 1


Dia 25 de Agosto:
Acho que foi este dia que despoletou o trabalho de parto!
Fui com a Bruna passear para a Quinta do Covelo. Foram 2 horas de muito andamento atrás da princesa, ora pega nela, ora ajuda-a a subir pelas cordas, ora ampara aqui, ora puxa acolá.. eu sentia-me muito bem, como me senti durante o resto do dia todo.

Dia 26 de Agosto:
Durante a noite tive uma dor no útero do lado esquerdo. Foi uma caimbra mto localizada, mas sinceramente não pensei muito nisso porque passou e podiam ser gases, ou qqr coisa do género e não era a 1ª vez que o sentia. A dor acabou por passar.
Qd acordei por volta das 9 sentia uma grande pressão na bexiga, uma pressão diferente e não era constante, ia e vinha, sentia contracções e aliada às contracções sentia o aperto na bexiga! Nt altura ainda não eram mto dolorosas, apenas desconfortáveis, parecia que ia fazer xixi a cada contracção. Comecei a temporizá-las e a verdade é que vinham de 10 em 10 minutos aproximadamente!

Liguei a minha médica que me aconselhou a ir ao ao hospital. Entretanto as contracções mantinham-se e por vezes aumentavam a intensidade. Bom lá fomos nós para o hospital. Fui para os cintos!
As contracções estavam muito certinhas de 10 em 10 minutos e cada vez mais fortes!
O meu co-piloto (como depois o chamei mais tarde já na sala de partos) mantinha-me sempre com um sorriso e gargalhadas, sempre na brincadeira, sempre a dizer disparates, como só ele sabe ser nt ocasiões!
Depois fui para ser observada pela médica, que para minha sorte era a Dra. Paula Nogueira que me tinha visto na última visita ao hospital e por isso sabia de todo o meu historial (informada anteriormente pela Dra. Vera). mal insere o espectro (acho q é este o nome) comunica-me: "Tem rotura de membranas, já não sai daqui!". Pronto, sabia que estava por horas, só não sabia qts :)!
A dilatação estava em 1 dedo e o Rafael ainda não estava encaixado!
Fomos preencher uns papeis e de seguida fomos para a sala de observações onde eu fiquei num compartimento dividido por cortinas com o meu co-piloto. Estive com os cintos o tempo todo. Vieram-me por soro para que eu me pudesse "alimentar" uma x q não tinha comido nada (cheguei ao hospital por volta da 1 e tal da tarde e não tinha almoçado pq não sabia mto bem o que iria acontecer e se por acaso tivesse q ser cesariana tinha q ter os estômago vazio) e a Dra. Paula disse que a nível de indução não poderiam fazer grande coisa porque tinha tido uma cesariana anterior, por isso esperariamos algum tempo para ver se evoluía naturalmente e depois decidíamos o q fazer.

Entretanto as contracções ficaram mais dolorosas e muito menos espassadas, havia xs que mal acabava uma estava logo a começar outra. O meu co-piloto, que controlava tudo pelo monitor onde se registavam as contracções e batimentos cardíacos do bebé, dava-me a mão e ajudava-me a passar aqueles segundo dolorosíssimos ent durava a contracção. Acabava por ser hilariante, e acreditem, este marido é tão fantástico que me fazia rir durante contracções horrorosas, pois ele relatava tudo o q estava acontecer perante o gráfico e o valor da contracção, lol... dizia ele: "é mais forte do que eu" qd eu lhe dizia para se calar, lol

Como as dores estavam a aumentar muito e a dilatação se mantinha em 1 dedo, a enfermeira deu-me uma injecção para aliviar as dores... não adiantou NADA! Só q ntaltura, por muito dolorosas e mais duradouras que estivessem a ficar as contracções eu com o meu co-piloto, lá me ia aguentando, só que às tantas acabamos por ser vencidas pelas dores, pelo cansaço, pela ansiedade, por tudo, e o meu co-piloto às tantas tb começou a ficar mais sério pq me via ali sem poder fazer NADA mais do que já estava a fazer!
Vieram fazer-me o toque e estava com 3 dedos de dilatação, finalmente as coisas tinham evoluído um pouco e eu comecei a ficar nervosinha porque pensava se eu teria "capacidade" estrutural/física para ter um parto normal.
Bom, aqui já eu estava desesperada com as dores, o meu co-piloto tb, ele sofria muito por mim, não sabia o q mais me havia de fazer ou dizer, emprestava-me os braços, as mãos o corpo e eu "abusava" dos músculos á força toda, lol! Lá me vieram dar a epidural, para minha grande surpresa pois eu sabia que só a davam a partir de 4-5 dedos de dilatação.
Lá me deram a 1ª dose de epidural, que juntamente com contracções tão dolorosas e frequentes foi difícil de parar quieta e talvez por isso a 1ª epidural tenha sido mal dada porque não fez efeito absolutamente nenhum. Eu bem q esperei por aquela sensação de "céu/paraíso" que toda a gente fala, mas NADA!
A enfermeira e a anestesista ficaram admiradas, mas resolveram reforçar a dose... resultado... piorei... fiquei com umas dores na zona lombar - HORRÌVELLLLLLLL! Até que perante o cenário de dores insuportáveis e muito constantes a anestesista deu-me outra epidural completa, ou seja mais uma picada dolorosa, e segundo ela quase dose de operação, ao ponto de eu ter ficado com as pernas com formigueiro, mas desta vez RESULTOU... e lá me senti "no céu"!
Por volta das 23 e pouco da noite vieram-me fazer mais um toque e ouço:

"7 dedos de dilatação, para a sala de partos!"

Toda eu tremi, o meu co-piloto tb ficou muito nervoso porque ele achava que eu não tinha estrutura para parto normal. As minhas pernas começaram a tremer de tal maneira que eu simplesmente não conseguia parar... mas o que tinha q ser tinha q ser e lá fomos nós para a sala de partos.

Na sala de partos estavam 2 enfermeiras... uma delas era a enfermeira Pimenta, e q bela enfermeira que me calhou, simplesmente fantástica, do melhor mesmo. Quis confirmar os 7 dedos de dilatação, mas afinal:

"isto não são 7 dedos, são 10, dilatação completa!"

Continua...

domingo, 6 de setembro de 2009

Desculpem...

... mas ainda não tive tempo de escrever a minha história de parto... quero ver se amanhã publico a 1ª parte :)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Recuperação pós parto

2 dias após o nascimento do Rafael - sábado - 29/08/2009


5 dias após o nascimento do Rafael - hoje, 3ª feira - 01/09/2009


(relato da 1ª parte do parto amanhã)

O blog do Rafael está no ar

AQUI

Vai ser privatizado daqui a umas 2 semanas, por isso quem quiser acompanhar-nos deixe-nos o mail no comentário, aqui ou lá! O blog ainda está muito fresquinho, ainda quero mudar umas coisas, mas vamos com calma, pois tenho tanto para escrever em todos os meus blogs que tenho mesmo q ir com calma :)!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

27 de Agosto de 2009 às 00:10

Nascia o Principe Rafael de parto normal (e q parto fantástico depois conto tudo ao pormenor) com 3394gm e 50cm, apgar 9/10!

domingo, 23 de agosto de 2009

O Rafael, a mamã e a barriga às 39 semanas

O Rafael:

O peso considerado normal para um recém-nascido é entre 2,5 e 3,8 quilos. O comprimento pode variar entre 46 e 54 centímetros.

Seu líquido amniótico, que era translúcido, agora está mais opaco e leitoso por causa do verniz caseoso, a camada viscosa que envolvia o bebê e começa a se desfazer. As camadas mais externas da pele dele também estão descamando, enquanto se forma uma camada nova.

***

A mamã:

Teoricamente chegamos à última semana! As ansiedades aumentam, os medos, as dúvidas... agora as coisas são um pouco (para não dizer muito) diferentes de qd a Bruna nasceu. Era a primeira, toda a atenção se iria centrar nela, agora não, tenho medo de "prejudicar" a minha princesa, tenho medo de não ser tão presente para o Rafael qt fui e sou para a Bruna. Acho q o q sinto é normal, pelo que tenho lido, nas mamãs de 2ª viagem.

Eu tenho andado bem. No entanto nt últimas 2 semanas sinto-me com muito mais sono, parece q estou outra vez no inicio da gravidez.

Acordo com os pés e mãos inchadas, principalmente a esquerda e acho engraçado como as mãos e tb os pés vão desinchando ao longo do dia... deveria ser o contrário, não?!

O meu osso púbico tem sido mesmo a parte mais dolorosa. Dói-me muito mesmo. estive a ler na net e parece que é normal (ou mais normal) numa 2ª gravidez, nunca senti nada disto na gravidez da Bruna, é que parece mesmo que me estão a serrar o osso a meio!

De resto, estou bem... estamos, o rapaz está cada vez mais mexilhão, é raro estar parado, o que é bom sinal... vamos ver o q esta semana nos reserva... sintomas mais "sérios" não tenho!

***

A barriga:



Comparando barrigas:

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cai MUITO bem

Ontem recebi um telefonema do colégio da Bruna - a educadora Sara - para me perguntar se o Rafael já tinha nascido:)! Fiquei de ligar mal ele nascesse, como ainda não disse nada elas resolveram ligar-me para saber se haveria novidades... um gesto bonito que eu gostei mesmo muito!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Consulta às 38 semanas

No Hospital de São João com a Dra. Paula Nogueira.

Resumidamente:

- Tensões normais
- Teste à urina normal
- CTG (o 1º desta gravidez) normal, frequência cardíaca do bebé muito boa, a oscilar entre os 125-160, mantendo uma média de 140 e poucos BPM. Em quase 30 minutos de CTG apenas uma contracção sem dor e mesmo no fim do CTG.
- Colo do útero amolecido, intermédio, inteiro, permeável a 1 dedo, ou seja 1 dedo de dilatação (igualzinho ao da Bruna nt altura... foi a única dilatação que fiz)
- O Rafael ainda não está encaixado
- Ainda se vê muito bem a carinha do Rafael, nt altura já não se devia ver tão bem, já deveria estar mais descido
- Liquido amniótico normal
- A médica disse que o mais certo seria ter outra cesariana e passou um papel a pedido da minha médica, a Dra. Vera, para uma a consulta a termo no hospital a contar já com a situação de cesariana, ou seja, no hospital não se pode marcar cesariana a não ser q esteja a ser acompanhada lá, como não estou a minha médica pediu uma consulta a termo no hospital como se eu estivesse a ser lá seguida por ela e se ela achar que será mesmo cesariana eu não ter que passar pela mesma situação que a Bruna, vou directa para cesariana... mas na próxima semana ela explica-me melhor!
- Conclusão... ainda não será esta semana... vamos ver para a outra!


Próxima consulta - dia 27, 5ª feira às 14:00 no consultório da minha médica!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Rafael, a mamã e a barriga às 38 semanas

O Rafael:

No decorrer da 39a semana de gravidez, os bebês pesam em média entre 3 e 3,2 quilos, e continuam acumulando gordura para ajudar a controlar a temperatura depois do nascimento.

Os órgãos e sistemas do seu bebê estão plenamente desenvolvidos, mas os pulmões são os últimos a amadurecer por completo. (Mesmo depois do nascimento, pode ser que demore algumas horas para que o bebê adquira um ritmo normal de respiração.)

Morrendo de curiosidade com a cor dos olhos do seu filho? A maioria dos bebês nasce com olhos azul escuro, mas a verdadeira cor só se define mesmo vários meses depois. A cor que você verá logo depois do parto vai durar pouco -- a exposição à luz muda imediatamente a cor dos olhos do bebê.

No caso de bebês negros ou de origem asiática, os olhos são cinzentos ou castanhos no começo, e assumem o tom preto ou castanho escuro depois dos primeiros seis meses de vida, ou até depois do primeiro aniversário.

***

A mamã:

Cada vez mais ansiosa... já falta muito pouco!

De qqr maneira tenho andado bem, já estou de férias, já tem dado para andar mais relaxada, mas nem por isso menos activa. Continuo a fazer o meu exercício (cardio e musculação) e claro com a minha princesa por perto não dá mesmo para ter descanso. Tirando a horinha em q vou a ginásio, estamos sempre juntinhas :)!

Tenho acordado mais inchada de pés e mãos, mas ao longo do dia vou desinchando e à noite até parece que estou menos inchada do q qd acordo.

Contracções durante o dia quase q não tenho, mas à noite já são mais frequentes. Ainda sem dor, mas às vezes até me falta o ar e dão-me uns calores que até transpiro, mas parece-me que não são nada de mais, pois são mto irregulares e indolores e já as tenho há algum tempo por isso!

Na realidade ainda não tenho sintomas que as coisas estão a caminhar para o grande dia, até estou ansiosa que chegue 4ª feira para saber se já há alguma evolução porque sinceramente não sinto nada nesse sentido!

Esta semana que passou foi terrível em dores no osso púbico, caramba, que doía mesmo principalmente qd estava deitada, qd me tentava virar ou levantar da cama... dores horríveis. parece-me q esta semana abrandaram um bocadinho.

As minhas mamocas depois de umas semanas em que pararam de crescer, agora parece que voltaram a dar um saltinho, estão mais pesadas e mais duras... e tb mais sensíveis. Se apertar o mamilo já consigo ver bem o colostro principalmente na mama direita. Já na gravidez da Bruna o leite não me soltou, só mesmo qd ela nasceu, e agora repete-se a história... só espero que tenha tanto leite e tão bom como tive com a Bruna. Amamentei exclusivamente até aos 6 meses e depois fui até aos 20 meses e só passados 3 meses de ter parado de amamentar é que me secou mesmo o leite.

***

A barriga:



Comparando barrigas:

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Muito mexido

O tempo passa e qt mais passa mais este rapazinho mexe... impressionante o que ele mexe... e me magoa! Ontem tive que me contorcer toda só porque juro que parecia que o meu rapaz ia sair a qqr momento, até parecia que me estava a espetar uma unha bem lá em baixo... por momentos pensei que o q qr q ele estivesse a fazer me iria rebentar a bolsa de água.

É semelhante actividade na minha barriga... não pára, tem minutos de algum descanso mas qd acorda... que seja bom sinal filho, muito bom sinal :)

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Células estaminais


Há 4 anos atrás ainda me informei sobre esta situação, mas nessa altura a informação que havia era pouca e algo contraditória, assim acabamos por não fazer a conservação das células estaminais.

4 anos mais tarde tudo está bem diferente e pareceu-nos muito importante que o fizéssemos desta vez, uma vez que estamos mais informados e que tb sabemos que tanto pode ser bom para o Rafael como para a pp Bruna e assim ficam os 2 "protegidos".

Já temos o kit para levar para o hospital e já mandei toda a documentação necessária para provar que não há doenças que possam prejudicar a conservação das células.

Sinto-me muito bem com esta decisão que tomamos desta vez. Espero q seja dinheiro para deitar fora, isso mesmo para deitar fora, porque se assim for qr dizer que nunca precisamos de recorrer ao seu uso e que os nossos meninos nunca tiveram problemas de maior, mas olhando neste momento para a incerteza do futuro parece-me ser um investimento MUITO importante!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Consulta às 37 semanas

E ontem lá fomos nós para mais uma consulta.

Felizmente continua tudo bem.

-Tensões super baixinhas
-Aumento de um 1,5kg
-Colo do útero continua amolecido mas MUITO fechadinho.
-A cabeça do Rafael até já está descidita (não sei se está mesmo encaixada, nem perguntei) mas ainda está tudo muito verde.
-A médica esteve a ver as analises e disse que estavam muito bem.


Volto na próxima 4ª feira, mas desta vez vou directa ao hospital. A minha médica como é uma médica do melhor que há, não vai estar cá, porque estará de férias, mas já tratou de tudo, já me encaminhou para uma médica que "é um docinho" e que já está avisada que eu (e concerteza mais mamãs da Dra. Vera) a irei visitar nesse dia :).

Depois volto a ter consulta no dia 24 ou 25 (espero confirmação da minha médica) no consultório e aí se as coisas ainda estiverem atrasadas (já estarei com 39 semanas e alguns dias) a Dra. Vera decidirá o que fazer.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Rafael, a mamã e a barriga às 37 semanas

O Rafael:

Seu bebê pesa por volta de 2,8 quilos, e pode ter até 50 centímetros de comprimento.

A cabeça, do bebê, na maioria dos casos, está encaixada na cavidade pélvica -- cercada e protegida pelos ossos da sua pelve. Essa posição abre espaço para as pernas e o bumbum do bebê, que estão bem apertados dentro do útero.

Muitos bebês já são cabeludinhos, com fios de cabelo de até 2,5 centímetros. Mas não se surpreenda se a cor do cabelo do seu filho for totalmente diferente da do seu. Casais de cabelos castanhos são pegos de surpresa às vezes com um filho bem loiro, e o contrário também acontece. E há, é claro, aqueles bebês que nascem totalmente carecas.

Por falar em cabelo, a maior parte da camada de pêlo fininho, o lanugo, que cobria seu bebê a partir da 26a semana já desapareceu, assim como a maioria do verniz caseoso, a substância esbranquiçada e viscosa que também envolve o corpo dele.

O bebê vai engolir o lanugo e o verniz junto com outras secreções, e eles ficarão armazenados no intestino, para formar o primeiro cocô do seu filho, uma substância escura, quase preta, chamada mecônio.

***

A mamã:

37 semanas = bebé a termo!!!!

O meu príncipe já pode nascer porque já não será um bebé prematuro nem pré termo, embora eu ache que ele ainda cá vai ficar mais uns tempinhos. Para já não tenho sinais de absolutamente nada, embora isso possa não querer dizer nada, mas já foi assim com a Bruna e deve ser assim com o Rafael. Amanhã tenho consulta com a médica e vamos ver se há alguma dilatação!

Tenho andado bem, como sabem só deixei de trabalhar no dia em que completei as 37 semanas, agora estou a descansar... ou a tentar, mas há sempre coisas para fazer, ultimos preparativos, últimos retoques e uma princesa quer quer sempre muita atenção e brincadeira e claro passeios :)!

Estou a ficar um bocadinho mais ansiosa... penso em como será o parto, normal ou cesariana. Como o da Bruna foi tão fácil, no aspecto em que para além de estar 22 horas em trabalho de parto não tive uma única dor, fico a pensar se será assim tão fácil desta vez... e se não for? E claro a minha maior ansiedade é conhecer o meu menino e saber que está tudo bem com ele!

***

A barriga:



Comparando barrigas:

domingo, 9 de agosto de 2009

Ecografia das 36/37 semanas - o Filme

Aqui fica um bocadinho do meu principe. Pela primeira vez consegui passá-la para o computador! No fim podem ver a foto em 3D :)

Ecografia às 36/37 semanas

Tudo muito bem:)!

Aspectos principais (ainda sem relatório):
-O meu príncipe pesa 2850gm. A médica estima que se chegar ao fim do tempo deve nascer com 3300gm mais ou menos.
-Continua cefálico (já não deve mudar)
-123 BPM
-O fluxo do cordão umbilical está muito bom
-Liquido amniotico normal
-Placenta grau II/III
-Continua a ser um grande mamão, embora não o tivéssemos visto a mamar nas mãos, fartou-se de mexer a boca e mastigar e mamar na língua, lol!


Acabei por não fazer a 3D porque me disseram que por esta altura já se via pouco de qqr maneira a médica foi super simpática (como sempre) e no fim tirou uma foto a 3D que ficou linda :)!

Disse-me que ele ainda está muito bem dentro da barriga da mamã, por isso parece-me que vai mesmo nascer às 40 semanas!!!!

Resultados das analises do 3º trimestre

O susto da semana!!!!

Fui buscá-las na 2ª feira confiante que tudo estaria bem. Os principais resultados:

Toxoplasmose - negativo
Citomegalovirus - negativo
Streptococus B - negativo
Teste da glicose - positivo... ou seja:
em jejum: 69 (abaixo do mínimo normal)
1 hora após ingestão de 50gm de glicose: 163 (deveria estar abaixo dos 140)
(de resto todos os valores estão bem)

Liguei logo para a minha médica que me disse ser normal isto acontecer nt fase da gravidez, nem me ia mandar fazer o teste das 3 horas, mas depois lembrou-se que a Bruna só nasceu quase às 41 semanas e assim sendo se o Rafael fosse igual ainda teria mais umas 4 semanas, pelo menos, pela frente e por isso aconselhou-me a fazer a prova das 3 horas.

3ª feira lá fui... uma seca monumental... 3 horas, 100 gm de glicose em jejum e 4 picadelas.

O resultado fui buscá-lo na 6ª feira... afinal... estava tudo bem.

Valor da glicose em jejum: 66
1 hora após ingestão de 100gm de glicose: 181 (tinha q estar abaixo de 190)
2 horas após: 140 (tinha q estar abaixo de 165)
3 horas após: 114 (tinha q estar abaixo de 140)

assim teste da glicose: NEGATIVO!!!!
UFA!:)

O que é mais do q certo que originou a falso positivo foi o melão que comi de véspera... comi quase um melão inteiro, deixei apenas uma pequena fatia que acabei por comer no dia seguinte! Simplesmente não consigo controlar qd como melão!!!!

mas o mais importante é que foi falso alarme e tudo está bem! Eu sinceramente estranhei, não tinha indicadores que me fizesse suspeitar que poderia ter diabetes gestacionais: engordei até à data cerca de 9kgs, faço exercício físico, como doces, mas não me empanturro, como sim muita fruta e MUITA comidinha, mas doces propriamente ditos eu como em moderação... o meu maior factor de risco é que a minha avó paterna faleceu de diabetes tipo I, mas nunca tive indicadores que eu pudesse ter herdado isso dela, por isso fiquei admirada qd vi os primeiros resultados!

Mas tudo está bem qd acaba bem:)

Férias finalmente

Pois é, estou de férias... finalmente :)! Não sei qd volto ao trabalho, se Outubro se só Novembro, embora se voltar assim tão cedo só vá em "part-time" ou seja fazer metade das horas, mas tudo vai depender do meu príncipe :)!

Foi uma semana SUPER CANSATIVA... e teve de tudo um pouco... mas sobre isto falarei nos posts a seguir :)

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Eco 3/4D, sim ou não?

Na 6ª feira vou fazer a minha última eco (acho eu)! Gostava muito de a fazer a 3D, mas pus-me a pensar (sim, porque eu tb penso, lol) e fiquei na duvida se queria mesmo fazer e estragar o factor "surpresa", ou seja, com 37 semanas as feições do meu bebé já não mudarão muito até ao nascimento, e por isso eu fiquei a pensar se seria mais engraçado fazer uma eco 2D e apenas ver se está tudo bem e ele continua a crescer bem e ficaria na expectativa qt às feições dele, ou se faria uma 3D mesmo assim.

Eu já fiz uma 3D mas foi às 30 semanas, entretanto ele já mudou alguma coisa, quase de certeza absoluta, qt mais não seja engordou, e mesmo assim nessa eco o meu bebé não se deixou ver muito bem porque estava com a carita colada na placenta e a médica teve que abanar a barriga da mãe vezes sem conta para apanhar as fotos que aqui publiquei.

Assim, gostaria de sabe a vossa opinião, eco 3D às 37 semanas, sim ou não?

domingo, 2 de agosto de 2009

1 semana

É o tempo que falta para eu entrar de férias!
Esta semana vai ser uma semana de cão, pois vou estar praticamente sozinha o horário todo, de manhã e de tarde, vou ter a companhia de 2 estagiários, mas não é mesma coisa... bom, pelo menos dão uma ajudinha!

Vou trabalhar todos os dias das 9-12 e das 17-21, no sábado vou fazer das 9-12... e depois férias!!!!!!!!

E hoje...

... andamos em preparativos para a chegada do Rafael.

O quarto dos papás já está "remodelado" para receber o príncipe, embora o bercinho ainda não esteja lá.

O escritório já foi desmontado para começarmos a montar tudo. Os cortinados chegam esta semana que vem, o papá foi comprar tinta para pintarmos parte da parede em tons de verde.

E depois só falta comprar a cómoda que já sei mais ou menos como vai ser e mais uma s coisinhas para completar o quarto, que na realidade só vai ser "utilizado" qd ele tiver 1 ano, pois só nessa altura penso mudá-lo para o quartinho dele como foi com a mana!

Para a semana espero já ter fotos!

O Rafael, a mamã e a barriga às 36 semanas

O Rafael:

Parabéns! Ao final desta semana, sua gravidez terá chegado ao "termo" -- nomenclatura usada pelos médicos para dizer que o bebê já está formado e pode nascer a qualquer momento, sem ser classificado como prematuro. Cada bebê é único, mas em média uma criança com idade gestacional de 37 semanas nasce com 2,86 quilos.

Seu bebê continua engordando -- até 30 gramas por dia. Ele deve estar pesando por volta de 2,7 quilos, com 45 centímetros de comprimento.

***

A mamã:

E daqui a menos de 1 semana o meu Rafael tem luz verde para nascer, 37 semaninhas e já é um bebé a termo. Vamos ver o q diz a eco na 6ª feira.

O meu osso púbico tem-me doído bastante, então a levantar-me da cama é quase um sacrifício. A minha virilha/anca esquerda de vez enqd parece que vai paralisar, às vezes tenho mesmo q parar e dobrar-me um bocadinho porque parece que vou ficar sem acção na perna.

De resto tenho andado bem.

O príncipe mexe-se cada vez mais, por isso tb deve estar bem :)

***

A barriga:



Comparando barrigas:

sábado, 1 de agosto de 2009

Agosto

O teu, nosso mês bebé!

Será mesmo? Faço as 40 semanas no fim do mês, mas se este príncipe for como a mana nasce só em Setembro, embora a minha médica me tenha dito que não deixaríamos passar as 40 semanas, mas pode ser 40s e 5d, por exemplo, eheh!

Vamos lá ver!

(estou sem net, não sei porquê e estou no pc do maridão, por isso a entrada das 36 semanas fica para amanhã... ou qd tiver net)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ecografia das 37 semanas

E lá consegui marcar ecografia para as 37 semanas (36s 6d) com a Dra. Teresa Mota. Estava difícil mas lá consegui, em vez de ir à Ginoeco vou ao Hospital da Arrábida onde ela tb faz ecos. Tb já tinha a agenda cheia, mas aqui esforçaram-se mais para arranjarem um tempinho para mim, e assim no dia 7 de Agosto às 9:10 da manhã lá estarei eu no HA. Vou ter q me levantar muito cedo e nem sequer vou trabalhar nt dia, mas estou tão contente por ter arranjado marcação com ela, que nem q fosse preciso levantar-me às 5 da manhã :)!

Dores nas virilhas

Há cerca de 2 dias atrás comecei a sentir uma dor na virilha direita, como se tivesse dado um jeito. Doía-me a andar. Às tantas começa a dar-me tipo caimbras na virilha esquerda e mais uma vez até parecia que me ia prender o andar... principalmente qd o meu príncipe se mexia... ele deve estar mesmo em cima de algum nervo, porque às vezes sinto mesmo q algo esta a ser trilhado.

É um maroto este meu rapazinho :)

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Análises do 3º trimestre

Estão feitas, incluindo a da glicose e a do Streptococus B! Espero que estejam bem e sejam as últimas.

O resultados estão prontos dia 4 de Agosto!

domingo, 26 de julho de 2009

A mala - parte 2

Está prontinha!

Ai a ansiedade a crescer!!!!!!!!!!!

O Rafael, a mamã e a barriga ás 35 semanas

O Rafael:

Seu bebê está pesando por volta de 2,4 quilos, com 45 centímetros de comprimento. Olhando para sua barriga, é capaz de você conseguir distinguir, de vez em quando, o contorno de um cotovelo, um pé ou da cabeça. Daqui a pouco, como a parede do seu útero e do seu abdome fica cada vez mais fina e deixa passar mais luz, ele vai começar a ter ciclos de atividade durante o dia.

Esta semana, os dois rins do seu bebê estão totalmente prontos. O fígado também já consegue processar substâncias de que o corpo não vai precisar.

O volume de líquido amniótico diminuiu bastante, pois o bebê ocupa muito mais espaço dentro da barriga. O útero cresceu nada menos que mil vezes em relação ao tamanho original. Nesta fase você já deve ter engordado entre 11 e 14 quilos, e seu umbigo pode estar saltado e maior. Talvez você tenha falta de ar, porque o útero está próximo às costelas. Experimente ficar de quatro para conseguir respirar mais fundo. Mesmo que o peso do útero sobre a bexiga a faça ir ao banheiro sem parar, não reduza sua ingestão de água -- seu bebê precisa de bastante líquido. Uma boa idéia, contudo, é diminuir o consumo de bebidas diuréticas, como chá, café e refrigerante, que podem multiplicar sua vontade constante de fazer xixi.

***

A mamã:

E tempo aproxima-se... e ansiedade começa agora a aparecer um pouco mais. Até á semana passada não me sentia ansiosa, quero MUITO conhecer o meu príncipe, quero MUITO assistir ao primeiro encontro dos manos, quero MUITO saber q está tudo realmente bem com ele, mas não sentia a ansiedade que comecei a sentir após ter começado a fazer a mala (que está quase quase prontinha).

Tenho andado bem, mas os meus calcanhares começam a ressentir-se bastante, à noite doem-me imenso e só me apetece estar sentada com as pernas ao alto. Não me sinto muito inchada, mas de facto os pés e as pernas estão a inchar à noite, o q nunca aconteceu com a Bruna, mas nt gravidez tb descanso muito menos e ando MUITO mais tempo a pé!

Não me sinto cansada, mexo-me mto bem, sinto-me ágil, MAS levantar da cama ou virar começa a ser penoso, lol! Até porque esta semana senti q as dores do osso púbico voltaram a atacar e um pouco mais forte, e à noite se me mexo, viro ou levanto para ir à casa de banho são terríveis, tenho que fazer um esforço extra!

Há coisa de 2-3 dias tb ando com uma ligeira dorzita de garganta, nada de mais. Deve ter sido das diferenças de temperatura que apanhei nt dias.

O meu príncipe continua MUITO activo, e a máxima que o movimento diminui nt altura não se aplica a esta gravidez, tal como não aplicou à da Bruna!

***

A barriga:



Comparando barrigas:

sábado, 25 de julho de 2009

Consulta às 34/35 semanas

Tudo muito bem.

A mamã:
- Tensões "de passarinho"
- Peso "continua abaixo da média, mas está bem"
- Colo do útero "mole mas fechadinho"
- Líquido "normalíssimo"
- Placenta "nada envelhecida"

Cheia de exames para fazer na próxima semana, incluindo o da glicose e do streptococus B. Tenho que fazer mais 1 ecografia por volta das 37 semanas, para ver se o crescimento do Rafael continua bom, se continuar vamos deixar ir a gravidez até ele querer nascer, mas sem ultrapassar as 40 semanas, se por acaso se verificar que o crescimento estagnou ou atrasou e que é melhor avançar com o parto então marca-se o parto para mais cedo!

O problema da ecografia é que ontem tentei logo marcar, mas a médica que me faz as ecos só já aceita mais grávidas para Setembro, pois em Agosto está com a agenda super cheia, a não ser que a minha médica fale com ela e ela consiga a minha marcação. Ainda não falei com a minha médica (que deve ser amiga, pois foi ela qm me recomendou a Dra. Teresa) mas na 2ª feira vou falar com ela para ver ql a possibilidade de ela falar com a Dra. Teresa.

O Rafael:
- Continua cefálico
- Continua mexilhão
- Vi-o a respirar e na altura que a médica me estava a fazer a eco ele estava com soluços, a médica para além de ver na eco (e dp de eu mesma antes de fazer a eco lhe ter avisado q ela estava com soluços) sentia na sonda os saltinhos dos soluços do meu príncipe!
- Reforçou mais uma vez que o facto de ele ter muitos soluços é sinal de bem-estar :)!
- Vi-o a mastigar... vai ser comilão :)
- E continua a comer... as mãos :)!


Volto no dia 11 de Agosto pela manhazinha. A médica vai ao consultório de propósito para me ver :)!

Por isso está tudo bem e eu estou FELIZ:)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A mala - parte 1

Hoje de tarde estivemos (eu, a Bruna e a vovó) a fazer a mala... finalmente!

Peguei num papel que tenho do hospital com tudo o q é preciso e em menos de nada estava quase tudo pronto. Faltam algumas coisas, principalmente produtos de higiene pessoal q vou comprar na 6ª feira para ver se fica tudo prontinho de vez.

terça-feira, 21 de julho de 2009

E quando faltam menos de 40 dias...

... eu ainda não fiz a mala!!!!

MEGA GLUP!

Esta semana fica feita sem falta.

Por outro lado as coisinhas do Rafael (carrinhos e afins) já estão lavadinhos e prontinhos para o receber! Amanhã escrevo um post sobre os preparativos do Rafael :)

E faltam...

... menos de 40 dias!

GLUP!

Danadinho

O meu filhote é um mexilhão, de tal maneira que muda de posição frequentemente. Qd acordo sinto sempre q está noutra posição que não a do dia anterior. Já tinha sentido umas dorzitas na perna esquerda, mas hoje não foi bem dores, foi mesmo uma sensação esquisita, tinha alturas em q o meu principe se mexia e até parecia que eu ia paralisar na parte da anca com mais incidência na perna esquerda. Deve estar a fazer força em algum nervo.

É danado este príncipe :). Não senti nada disto com a mana :)

domingo, 19 de julho de 2009

15 anos

Começamos a namorar há 15 anos, 19/07/1994, uma 3ª feira de MUITO calor, na praia da Baía em Espinho... qr dizer mais concretamente nas escadas da estação de Espinho :)!

Começamos a namorar há 15 anos e ainda não parámos :)!

sábado, 18 de julho de 2009

O Rafael, a mamã e a barriga às 34 semanas

O Rafael:

Seu bebê está pesando 2,2 quilos, mais ou menos, e já passa dos 45 centímetros de comprimento. Está ficando cada vez mais gordinho, pois vai precisar da camada de gordura para conseguir controlar a temperatura do próprio corpo depois que nascer.

Se você ainda não tomou coragem para conversar com seu bebê, este é um bom momento para começar. Na 35a semana de gestação a audição do bebê está completamente desenvolvida. Não precisa se sentir ridícula se de repente perceber que está falando com vozinha de criança. Existem provas científicas de que os recém-nascidos prestam mais atenção a sons agudos.

O parto prematuro é sempre uma possibilidade preocupante, mas é tranquilizador saber que mais de 90 por cento dos bebês que nascem na 35a semana de gestação são capazes de sobreviver -- e a grande maioria sem grandes problemas de saúde. O sistema nervoso central do seu bebê ainda está amadurecendo, mas os pulmões já estão praticamente prontos a esta altura.

***

A mamã:

34 semanas... lembro-me q qd estava com este tempo da Bruna e me perguntavam para qd era, a ansiedade era tanta, que eu em vez de responder que ainda podiam faltar 6 semanas, respondia que podia nascer dentro de 3 semanas, pois é qd é considerado um bebé a termo :)! Acho que vai ser igual desta vez, lol! A verdade é q se tudo correr bem o meu príncipe tem permissão para sair daqui a 3 semanas... se for como a mana ainda lá fica 6 semanas quase 7, espero que não fique tanto tempo!

De resto tudo bem! O meu piolho mexe imenso imenso imenso, nem consigo perceber o que é o quê, pois sinto-o nas duas extremidades da barriga ao mesmo tempo, tanto dos lados como em cima e em baixo! Qqr dia vou ver se filmo a barriga!

Ah e assusta-se (salta) qd me dão beijos na barriga... a mana fazia o mesmo :)

Continua a respirar (ou a praticar) MUITO, e MUITO forte. Espero q seja muito bom sinal e que venha com uns bons pulmões, cheio de força como aconteceu com a mana, q qd nasceu mamava como uma criança de 1 semana (dito pelo enfermeiro que a viu mamar a primeirissima vez).

No fundo é isso que peço, que venha um bebé MUITO saudável, uma vez que fisicamente parece ser perfeitinho, espero que "dentro" tudo funcione igualmente bem e que tenha uma saúde de ferro!

Eu, esta 6ª e sábado tive uma dorzita na perna esquerda, mas parecia uma dor de cansaço, ou então se calhar era o meu príncipe q estaria a fazer pressão em algum nervo.

À noite agora sinto umas dorzitas nos calcanhares, tb continuo a andar muito de pé, por isso não admira q assim seja.

Esta semana temos consulta na médica, vou espreitar o meu bebécas e espero q tudo continue bem, tanto com ele como comigo :)!

***

A barriga:


Comparando barrigas:

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Rafael a respirar na barriga da mamã - vídeo

Qd aparecem as setas (2xs) é qd se vê o movimento respiratório, tb se vislumbram pequenos movimentos entre os movimentos respiratórios. Onde se notam os movimentos é onde ele tem as costinhas :)

sábado, 11 de julho de 2009

E faltam...

... menos de 50 dias!!!!!

Como é possível?

O Rafael, a mamã e a barriga às 33 semanas

O Rafael:

Seu bebê chegou ao marco de 2 quilos, e mede por volta de 44 centímetros. Nesta fase, a criança começa a se posicionar para o parto, e normalmente fica de cabeça para baixo.

Seu médico vai monitorar com atenção a posição do bebê nas próximas semanas. Alguns bebês resolvem ficar sentados, o que pode prejudicar a perspectiva de parto normal.

A cabeça do seu bebê ainda é relativamente flexível, e os ossos não se fundiram completamente. Um dos motivos para isso é facilitar a passagem pelo canal do parto. Mas os ossos do restante do corpo estão ficando cada vez mais rígidos. A pele do bebê também perde o aspecto avermelhado e enrugado.

Se for o seu primeiro filho, há mais chances de o bebê encaixar a cabeça na pelve esta semana, pressionando seu colo do útero. (Isso acontece com cerca de metade das mães de primeira viagem). Para quem já teve outro filho, a previsão é que o encaixe aconteça uma semana antes do parto -- e em algumas mulheres o bebê só "desce" no começo do trabalho de parto.

***

A mamã:

Bem mas preocupada com esta coisa da gripe A!

Continuo a sentir-me muito bem, não me sinto pesada, tb não sei qt peso nt momento (nem me tenho pesado), mas já sinto dificuldade em apertar as sapatilhas, em cortar as unhas dos pés e às xs para sair da cama, lol. Tirando isso ainda me mexe muito bem, as pessoas comentam sobre isso e eu acho piada!

Se no inicio quase toda a gente me dizia que eu tinha cara de grávida (lembram-se?) agora essas mesmas pessoas têm comentários do tipo "pela cara nem se nota" lol, até dá vontade de rir... mas a verdade é que continuo igualzinha de cara.

Na gravidez da Bruna aconteceu uma coisa interessante só não me lembro com qts semanas reparei nisso, mas os dentes da frente separaram, fiquei mesmo com uma brechinha entre os 2 que se prolongou por um bom tempo depois de ela nascer. A minha dentista dizia que já não voltariam ao sitio, só com aparelho, mas a verdade é que voltaram, ficaram juntinhos juntinhos, coladinhos mesmo, para já isso ainda não aconteceu e não vejo sinais disso, será q ainda vai acontecer?

Qt ao meu Rafael... parece que está cada vez mais activo... algo q tb aconteceu com a gravidez da Bruna. Dizem q os bebés para o fim mexem menos, mas tanto numa gravidez como noutra sinto exactamente o contrário :)!

***

A barriga:




Comparando barrigas:

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Gripe A

Estou bastante preocupada com esta gripe. Estou mesmo num sufoco.

Nt momento, aqui em casa, fazemos todos parte de grupos de risco. Primeiro temos a Bruna que é uma criança de 4 anos, ainda que saudável e sem problemas crónicos, é uma criança, depois temos o papá que é asmático crónico e que faz terapêutica diariamente, eu que nt momento estou grávida e depois o Rafael que vai passar os seus primeiros meses de vida no pico das gripes...

Chamem-me o que quiserem, mas eu nt momento não vou ou evito o máximo possível ir a shoppings, supermercados, queria ir ao cinema (aproveitar que daqui a 1 mês não vamos poder ir) mas não vou, Corte inglês, Ikea, etc etc etc!!!!!!!

E, desculpem-me quem vai ou foi de férias para países como México ou Inglaterra, mas ir nt momento com crianças pequenas é uma tremenda falta de responsabilidade. Certo que podemos apanhar o vírus ao virar da esquina, mas se fizermos tudo que tivermos ao nosso alcance para o evitar as chances são menores, e depois essas pessoas que vão com crianças pequenas para além de exporem os pp filhos ao vírus (que até agora não tem sido muito problemático em termos de cura, mas pode tb ser fatal) acabam por pôr em risco a saúde das outras crianças, como aconteceu com creches em Lisboa!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Há pessoas com bom senso

Ontem, estive com uma aluna, que é bastante assídua, mas que já não a via há algum tempo. Explicou-me q faltou porque esteve com uma gripe forte e depois disse-me:

"Olhe que já podia ter vindo há mais tempo, mas não o fiz por sua causa!"

A sério, agradeci-lhe tanto, naquele momento aquela aluna subiu 100% na minha consideração, e até já era uma aluna por quem eu tinha bastante simpatia, agora nem se fala...!

As minhas alunas...

... estão a habituar-me mal.

muitas delas já me deram prendinhas para o Rafael e o que mais gosto nas prendinhas que me dão é que quase todas elas são personalizadas e feitas por elas pp!

Cai mesmo bem!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Resultado das análises à toxoplasmose e citomegalovirus

Tudo NEGATIVO!

Agora só volto a fazer por volta das 35 semanas (devem ser mm as últimas) depois da consulta da minha médica no dia 24!

sábado, 4 de julho de 2009

As análises...

... ainda não estão prontas, só mesmo 2ª feira! :(

O Rafael, a mamã e a barriga às 32 semanas

O Rafael:

Seu bebê pesa aproximadamente 1,7 quilo, e tem cerca de 42 centímetros de comprimento. Embora os pulmões estejam entre os últimos órgãos do bebê a amadurecer, seu filho já inspira o líquido amniótico, treinando para respirar e exercitando os pulmões. É possível enxergar o movimento da respiração num exame de ultra-som.

Certos bebês já são bem cabeludos; outros são praticamente carecas. Cabelo grosso ao nascer não quer dizer necessariamente que a criança vá ter cabelo grosso mais tarde, mas bebês que nascem com o cabelo bem fininho tendem a ter cabelo fino quando adultos.

Se você estiver esperando um menino, os testículos dele devem estar descendo do abdome para o saco escrotal. Às vezes, no entanto, um dos testículos -- ou os dois -- não está na posição certa quando o bebê nasce. Em dois terços dos casos de meninos que nascem com criptorquidia (testículo que não desceu), o problema se resolve sozinho até o primeiro aniversário.

***

A mamã:

Ando bem, sinto-me com energia, embora ao fim do dia esteja um pouco mais cansada, normal, certo? Já me sentia assim qd não estava grávida por isso agora seria anormal não me sentir :)!

Se andar mais tempo de pé noto que os meus pés à noite estão inchados, não é muito, mas o bastante para eu notar. Ontem, por exemplo, andei praticamente o dia todo em pé, poucos momentos tive em que me sentei, e mesmo os que me sentava eram curtos, apenas ao almoço e ao jantar me consegui sentar mais tempo, e claro os meus pés e pernas estava mais inchados, mas sinceramente nada de mais.

Da Bruna não inchei NADA, do Rafael, tb não acontece durante o dia, mas à noite já me vou sentindo mais inchada, acho que o calor tb influencia, uma vez que a Bruna nasceu em Maio e eu não apanhei o verão nem dias mto quentes.

Ah, e a azia atacou um bocadinho esta semana q passou, não foi muitas vezes mas qd atacou foi forte! Nada que não aguente!

Qt aos movimentos do Rafael... continua um mexilhão de primeira, aperta-me a bexiga, empurra-me as costelas, estica-me a pele que até dói, lol... e qt aos movimentos respiratórios, agora sim vejo-os e sinto-os frequentemente, é muito giro. Fui ler ao diário da Bruna e para além de os ter visto só quase no fim da gravidez, afinal, ao contrário do que pensava, tb os sentia.

Continua um solucento de primeira tb. Tem tantos soluços e não deve gostar muito porque 1 ou 2 minutos depois de começar a soluçar começa a mexer e mexer e mexer que até parece que vai sair da barriga, lol!

***

A barriga:



Comparando barrigas:



E algo diferente... a mamã com um modelito brasileiro que a Nini trouxe (não é vestido de grávida e até é um P, mas fica sexy, lol):

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails