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quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Exercício após cesariana

Em primeiro lugar, qr tenha sido parto normal ou cesariana devem ter o OK do médico para voltar a fazer exercício físico, de qqr maneira se tudo estiver bem, 6 semanas após o nascimento do bebé a mamã pode começar ou recomeçar a fazer exercício!

O ideal será dirigirem-se a um ginásio q tenha um professor entendido em recuperação pós parto.

As primeiras semanas após o parto devem ser moderadas na intensidade, o q tb poderá depender do nível físico da mamã, se já fazia exercício, se praticou durante a gravidez, se é a 1ª vez q faz etc.

Na minha opinião (e na da OMS) o melhor desporto é a musculação devidamente acompanhada por um professor. Em principio podem fazer quase todos os exercicios da musculação, logo que muito bem feitos e de inicio à base de repetições, com pouco peso, principalmente para qm não está habituado à modalidade ou já não pratica há muito tempo.

Podem fazer cardio. Eu não aconselho mais do q 45 minutos a uma intensidade baixa ou moderada ou então para os mais resistentes 20-30 minutos a uma intensidade moderada-alta.

O que nesta fase têm q se ter mais em conta são os abdominais, principalmente depois de uma cesariana. Para qm faz cesariana só deve exercitar os abdominais cerca de 2-3 meses depois e 6 meses depois para os abdominais feitos com o o uso das pernas que incidem mais na parte inferior.

Há q ter em conta, para todos os casos, se houve ou não separação abdominal. Por vezes as mamãs ficam com a barriga com aspecto de grávida mesmo passados anos porque houve separação abdominal e o músculo nunca mais uniu. Aqui podem aprender a detectar se tê ou não separação abdominal.

O melhor exercício para abdominais pó parto que pode ser feito quase de imediato, qr tenha sido parto normal ou cesariana é o chamado vacuum (descrito na alínea 1. Desculpem estar em inglês, mas qm não perceberem, diga, que eu explico: (partes importantes a bold)

1. This condition is why you would want to start with abdominal exercises after birth. There are two easy exercises that you can do to help with diastasis recti. The first is to suck your stomach in slowly as if you were holding your stomach in to look nice in a swimsuit or to fit in a pair of jeans. The movements should not be rapid, but you should control them slowly. You can do this while sitting or laying down. You can also do modified crunches with a towel wrapped snugly around your torso. Both of these will encourage the abdominal muscles back together.

2. It is important not to do just any abdominal exercises as this could make the problem worse instead of better. When considering what exercises to do, it is best to go to a professional trainer that has experience with diastasis recti. If you can't afford a trainer consider a video specifically designed for post partum recovery.

3. If diastasis recti isn't corrected after the first pregnancy, the separation becomes larger and harder to fix after subsequent pregnancies.

4. Diastasis is largely genetic. However, research shows that strengthening your core before and during pregnancy can help significantly in minimizing the effects of diastasis recti.

5. Diastasis should not be ignored. In addition to the general lower back discomfort, it can be associated with complications such as hernia. Furthermore, diastasis left untreated can cause permanent damage to your core.

So after you've had the baby, make a point to get an examination to see if you have diastasis. While you're at home with baby, you can do floor time together, or even do an exercise video with your baby. . .but make sure you take care of the diastasis before it becomes a permanent problem.

Bom, já é tarde... acho q consegui explicar um bocadinho sobre o exercico após cesariana e parto normal tb! Desculpem se não está mto explicito, mas estou tão cansada que as palvras já não saem facilmente, de qqr maneira estou aberta a perguntas sobre fitness dantes durante e depois da gravidez... estejam á vontade!

8 comentários:

SANDRA disse...

Bem amiga... sabes o que eu queria mesmo??? que me ajudasses a perder 20 kilos... é um desafio que te lanço... sinto-me muito triste nesta altura da minha vida e o meu corpo nao me ajudar porque faz-me sentir inferior as outras mulheres :( Ja tentei de tudo mas nao consigo perder perso... tens alguma ideia.

É verdade estou super contente por ti ... nem imaginas...

beijinhos

Sandra e Anjinho gabriel

SANDRA disse...

Bem amiga... sabes o que eu queria mesmo??? que me ajudasses a perder 20 kilos... é um desafio que te lanço... sinto-me muito triste nesta altura da minha vida e o meu corpo nao me ajudar porque faz-me sentir inferior as outras mulheres :( Ja tentei de tudo mas nao consigo perder perso... tens alguma ideia.

É verdade estou super contente por ti ... nem imaginas...

beijinhos

Sandra e Anjinho gabriel

SANDRA disse...

Bem amiga... sabes o que eu queria mesmo??? que me ajudasses a perder 20 kilos... é um desafio que te lanço... sinto-me muito triste nesta altura da minha vida e o meu corpo nao me ajudar porque faz-me sentir inferior as outras mulheres :( Ja tentei de tudo mas nao consigo perder perso... tens alguma ideia.

É verdade estou super contente por ti ... nem imaginas...

beijinhos

Sandra e Anjinho gabriel

Susana disse...

olá Inês!Eu reconheco que se nao fosses tu a seguir a minha gravidez e mesmo depois de ter tido o Tomás nunca estaria como estou agradeço-te o que fazes por mim obrigada mais uma vez.Beijocas grandes

Anabela e Lara disse...

qdo naser o meu menino volto a chatear-te

be disse...

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Liria Chissano disse...

A mimha barriga ta grande depois de duas. Cesarianas quero fazer execicio e ja começei mas nada barriga grande o que faço

Liria Chissano disse...

A mimha barriga ta grande depois de duas. Cesarianas quero fazer execicio e ja começei mas nada barriga grande o que faço

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