Continuação...
Eram, então, 23:30 (mais coisa menos coisa) qd entramos na sala de partos. As minhas pernitas não paravam, eu bem lhes punha as mãos, tentava parar, mas parecia q estava cheia de frio e tremia por todos os lados. por esta altura percebi tb que o meu maridão estava mais calmo, e que pelo menos tentava transmitir-me que o medo e dúvidas que o assolaram qd soubemos q iria ser parto normal já não o atormentavam.
Bom, depois da enfermeira Pimenta me ter verificado que afinal a dilatação estava toda feita, era tempo de começar a verdadeira acção.
Ela explicou-me como é que eu iria fazer. Deitada de barriguinha para cima, ia agarrar nos joelhos com as pernocas abertas, iria levantar a cabeça como se quisesse espreitar para ver o nascimento e na altura da contracção iria fazer toda a força do mundo como se estivesse a fazer... cocó, ah pois, foi isso mesmo que ela disse.
Foi por esta altura que me vieram dar um reforço da epidural e começamos a treinar... a treinar porque mesmo com a dilatação feita e com as contracções certinhas o meu príncipe ainda não estava encaixado.
Entretanto, ela mandou-me virar de lado (esquerdo) mandou-me agarrar na perna direita e fazer força, isto para ajudar o Rafael encaixar... processo que foi bastante rápido.
Lá me voltei eu a virar de barriga para cima, ela pôs aqueles suportes para pousarmos as pernas e finalmente estava na hora de trazer este rapazinho ao mundo.
As palavras da enfermeira acalmaram-me muito, pois ela dizia que eu tinha tudo para ter um parto fácil e rápido. Depois tinha o meu co-piloto sempre ali do meu lado, com um entusiasmo contagiante, que fazia rir toda a gente. Como eu estava sob o efeito da epidural, não tinha muito bem a noção de qd vinham as contracções, então dizia para o meu co-piloto: "acho que vem agora uma!" ele olhava para o monitor das contracções, via que o valor estava a subir e com todo o entusiasmo dizia-me em alto e bom som: "é agora Inês, puxa, faz força, muita força, a contracção está no máximo, vamos lá... boa, força...!" Demais! E ía espreitar para ver como estava, e dizia-me, "está quase, está mesmo à entradinha!". A enfermeira disse-lhe para tocar na cabecinha do bebé que ainda estava dentro de mim, ele muito feliz e entusiasmado tocou... ADOROU. Depois a enfermeira disse-me para eu esticar a mão e tocar para ver como estava quase.
E lá continuamos nós no nosso trabalho de parto :)! havia um enfermeiro, tb super divertido, que se tinha juntado a nós e que juntamente com a enfermeira Pimenta diziam que ía contratar o maridão para ajudar as outras mamãs, tal era o papel e a ajuda que ele estava a desempenhar!
Dia 27 de Agosto de 2009:
Só sei que por volta da 00:05 mais ou menos, qd eu puxava já se via mais do que só a cabecinha e o meu co-piloto espreitava e dizia-me, com o ar mais ternurento e mais feliz do mundo: "lindo, lindo, é lindo Inês, vamos lá, só mais um bocadinho, força" e voltava "isto é demais, que lindo..."
Até que por volta da 00:10 e com toda a força do mundo o meu menino deslizou de dentro de mim e deu o seu primeiro chorinho, muito doce por sinal, eu chorei muito mais do q ela, lol! O meu co-piloto estava nas nuvens, só me dava beijinhos e me dizia q era lindo e q estava tudo bem, aliás essa foi a primeira pergunta que fiz à enfermeira mal ele saiu: "está tudo bem com o bebé?" "está tudo muito bem!".
A enfermeira entregou a tesoura ao papá e ele cortou o cordão umbilical:) Mais um momento inesquecível para o meu maridão.
Depois, logo de seguida deram-me o meu Rafael, todo sujinho, mas lindo demais e eu beijei-o e olhei-o bem e ele tb olhava... um momento único.
Depois pegaram nele para aspirá-lo, limpá-lo e pesá-lo e nós ali a babar o nosso príncipe, eu já nem dei conta da expulsão da placenta, que diga-se de passagem foi feita com tanta calma por parte da enfermeira pimenta q eu simplesmente não senti nada.
O papá andava para trás e para a frente entre telefonemas a anunciar "já nasceu!" e a tirar tantas fotos qt podia, qr com tlm como com a máquina :)! Aliás filmou mesmo a primeira mamada do Rafael :)!
Depois de vestirem o meu menino trouxeram-no para a minha beira onde lhe dei a primeira mamada ( e que bem que o príncipe pegou na maminha... ele bem que praticava dentro da barriga) e estive ali a contemplá-lo enqt a enfermeira Pimenta acabava todo o processo com 5 pontos que tive que levar porque o meu rapaz ao nascer rasgou um bocadinho o períneo, mas nada de mais.
Depois, por volta das 2 da manhã ainda tive direito a um chazinho com bolachas enqt o papá andava todo babado com o seu menino ao colo. Ele só me dizia: "correu tudo tão bem, adorei, adorei tudo!". Estávamos mesmo muito muito muito felizes os 2... acho que posso dizer os 3 :)!
E foi assim que tudo se passou. Num próximo post falarei da recuperação pós parto (dicas para ajudar a voltar ao sitio - se tiverem perguntas façam favor), das diferenças entre uma cesariana e um parto normal e tudo o mais que me ocorrer. Se alguém quiser colocar alguma questão... estou aqui :).
9 comentários:
Estou com as lagrimas aos olhos pelo que li...eu estou com 36semanas e na expectativa do parto...com algum medo (confesso) e o teu testemunho é tão bom de ler...Eu também espero poder levar a epidural...é facil de levar? doi muito? Desculpa as perguntas, mas desde que estou de baixa ainda penso mais no parto...
Vou deixar ficar o meu mail: isgd77@gmail.com
BJ GR PARA TI E PARA O PEQUENO PRINCIPE!
Bé e ALice
Lindo! Espero que o meu parto seja, pelo menos, metade do que o vosso foi!
Adorei o relato!!
Recuperação pós-parto, estou em branco! :S! Tudo o que possas dizer será fundamental!! Não há perguntas! Manda vir todas as dicas de que te lembrares! ;o)!
Também fiquei com as lágrimas nos olho de emoção, tão lindoooo!!!
Ainda me lembrei de quando fui ver nascer a Rafinha, que para mim foi sem dúvida, o momento mais lindo da minha vida:)))
Fiquei nas nuvens, até desmaiei, lol
Adorei a tua descrição, a partipação fantástica do papá babado, enfim parece um conto de fadas:)
Bom fds!
Beijinhos com todo o meu carinho
Ps. imagino a Bruninha, deve andar encantada com o mano;)
Olha eu ainda bem que li o teu relato! Aliás andava ansiosa por ler! Porque eu estou com tanto medo..... E tu foste bem precisa a explicar as coisas, as posições no parto, olha adorei!!!
E sim quero saber essas dicas de recuperação, pk tu minha babe ficaste logo sem barriga!!!!!!
BJS
lindo lindo lindo!!!!
:)
Adorei o teu relato, simplesmente, fantástico.
Beijoquinhas e tudo a correr bem na recuperação.
Nossa ines, emocionante seu relato de parto! Olha super esclarecido pra quem ainda tem duvida sobre o parto normal...td muito explicado, parabéns! Muita emoção, espero que minha próxima gestação seja normal o parto, pois vc deu exemplo pra mim. Obrigada! acho interessante colocares a diferença dos partos, o que sentiu em um e no outro! bjsssss
Lindo!
Bjocas
É um relato recheado de amor !!!
bj
Enviar um comentário